Uma das dificuldades mais comuns entre alunas iniciantes de dança do ventre, ou mesmo entre profissionais que não utilizam muito a internet, consiste em encontrar músicas árabes na internet. Eu acredito que o BitTorrent seja um excelente começo.

O BitTorrent é um protocolo muito utilizado no compartilhamento de arquivos usando tecnologia P2P (peer-to-peer). Em bailarinês, isso quer dizer que é um sistema que permite que compartilhemos músicas e vídeos entre várias outras bailarinas (peers).

Como por ora pretendo manter o blog na legalidade, apesar de simpatizar com a livre distribuição de produção artística (e isso não quer dizer não-atribuição de créditos!), lembro a todos que os arquivos baixados são de inteira responsabilidade do usuário.

Como funciona

Para utilizar este sistema, é necessário um programa Cliente de BitTorrent, que é o programa através do qual a troca de arquivos será efetuada. Eu costumo usar o µTorrent (faça um favor a si mesmo e a seu computador e baixe os programas que você quer diretamente dos sites oficiais, sem intermediários oportunistas com instaladores maliciosos), que tem visual bastante amigável e propagandas bastante discretas.

Depois, você precisa encontrar um arquivo de torrent (serviços de busca como o Google normalmente resolvem esta parte) que alguém tenha disponibilizado com o conteúdo que você procura. Uma vez encontrado este arquivo, basta abrir o arquivo usando seu cliente de BitTorrent e aguardar.

Dicas Importantes

Caso esteja com dificuldade para encontrar o nome da música ou do artista, talvez os posts Identificando os autores das músicas árabes que você dança e Encontrando traduções de músicas árabes ajudem.

O próprio programa cliente permite a configuração das taxas máximas de download e upload que você deseja permitir para seus torrents. Mas lembre-se de ser uma pessoa legal e, uma vez tendo o arquivo baixado, compartilhar com outros usuários interessados.

Tome cuidado sempre com links de propagandas disfarçados de donwload e, se você estiver no Windows, NUNCA abra um arquivo com extensão “.exe” desconhecido.

Espero ter facilitado sua jornada no meio da piratarabia!
(Este deve ser meu melhor trocadilho)

Um beijo!
Rebeca

Piratarabia – Como Encontrar Músicas Árabes na Internet by Rebeca Bayeh is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.