Personalidades importantes da música árabe – Parte I: Baligh Hamdi
Olá, pessoal!
Este post abre a série “Personalidades importantes da música árabe”.
Baligh Hamdi é autor de músicas lindas e muito famosas entre praticantes de dança oriental, em sua maioria gravadas pela Om Kalthoum, embora poucos se lembrem dele diante de nomes gigantes como o do Abdel Wahab.
Nascido no Egito em 1932, filho de físico (que agradável surpresa!), Baligh foi casado com a Sabah e com a Warda, famosíssimas cantoras libanesa e argelino-libanesa, respectivamente.
Abaixo, uma pequena seleção de músicas essenciais compostas por ele e cantadas pela Om Kalthoum, pela Warda e pela Sabah. São músicas bastante longas, ideais para se degustar, não para se ouvir com pressa.
Outras músicas muito importantes como a El Hob Kolloh (1970, letra de Ahmed Shafiq Kamel, já comentada em Ritmos Árabes Muito Loucos – Parte I), Ansak da Kalam (1961, letra de Mamoun Shanawi), Siret el Hob (1964, letra de Morsy Gamil Aziz) e Baed Anak (1965, letra de Mamoun Shanawi), gravadas pela Om Kalthoum, merecem ser mencionadas. Elas não constam na lista abaixo mas podem ser facilmente localizadas no Youtube.
Fontes: Wikipedia e Warda Online.
Alf Leila w Leila interpretada pela Om Kalthoum
Khallik Hina interpretada pela Warda
Zey el Assal interpretada pela Sabah
Espero ter trazido informações novas!
Abraços.
Rebeca
Personalidades importantes da música árabe – Parte I: Baligh Hamdi by Rebeca Bayeh is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Parabéns pelo blog! Muita informação de qualidade de maneira sucinta e prazerosa de ler!
Beijos
Obrigada, Joud!
A ideia é tornar esses assuntos que me tocam tanto o mais agradáveis possível mesmo!
Um abraço e obrigada por acompanhar.
Rebeca, sempre surpreendendo com informações novas e relevantes! Seu blog é muito especial!
Beijão!
Obrigada Laura!
Ouvindo o Podcast Sala de Dança hoje descobri que um blog que eu já lia e apreciava muito, o Ventre da Dança, é seu! Nunca havia associado o nome à pessoa. Muito emocionante essa descoberta!!!
Um grande abraço!