Olá, pessoal!

Nós, pertencentes à tribo bellydance, dançamos (na maior parte do tempo) ao som de músicas árabes.

No entanto, a indústria fonográfica árabe é um tanto regionalista. Não é de se estranhar, dificilmente músicas locais fora do mainstream são voltadas para público externo ao da região.

Existe também a dificuldade do idioma. A língua árabe utiliza alfabeto próprio e muitas vezes não-leitores de árabe ficam restritos às músicas já divulgadas utilizando o alfabeto latino.

Por fim, existe em alguns meios uma perigosa tendência a se menosprezar a autoria das músicas. As músicas são compartilhadas dezenas de vezes sem que se tenha este cuidado com a autoria, de forma que após alguns anos ninguém no Brasil conhece suas origens.

Como bons artistas que somos, queremos construir um mundo melhor. Vamos respeitar a arte os artistas por trás das músicas que estamos dançando. Muitas vezes identificar um artista ou o nome de uma música é difícil sim, mas não impossível. Além disso, conhecer o artista pode nos levar a um universo de novas músicas igualmente boas. E se tudo der errado, no mínimo aprenderemos muito durante nossas pesquisas.

Para ajudar, criei uma lista de dicas para ajudar você a descobrir de quem é aquela música maravilhosa que tanto deseja dançar. Ela está ordenada em ordem decrescente de praticidade. Não é uma garantia de que você encontrará 100% das músicas as quais tem dúvida, mas certamente é um facilitador.

1) Truque do Youtube
Grave-se dançando a música inteira e poste no Youtube como privado (dessa forma só você poderá ver o vídeo). O Youtube tem um sistema contra violação de direitos autorais (que conta com banco de dados razoável para músicas árabes) e, assim que um usuário posta um vídeo, este é “escaneado” de forma que qualquer música registrada como propriedade de um artista ou gravadora é identificada se apresentar qualidade suficiente no áudio postado. Clicando no “Estúdio de Criação” (antigo “Gerenciador de Vídeos”) da sua conta, deve aparecer uma lista com todos os vídeos já postados por você.

Nos casos em que o Youtube identifica possíveis violações de direitos autorais, deve aparecer o link “Corresponde ao conteúdo de terceiros” . Clique nele e aparecerão pelo menos o nome da música e a gravadora. Este sistema não funciona para artistas independentes. Se a qualidade do áudio for ruim, esta não é uma medida eficiente.

Às vezes o próprio YouTube sugere como “relacionados” vídeos que contém a mesma música. Vale conferir, para o caso de seus autores já haverem mencionado os créditos.

2) Sites e Aplicativos de Identificação
Há uma infinidade de serviços gratuitos de identificação de músicas através de sua simples reprodução, da reprodução das suas notas e até mesmo pedindo para o usuário “cantarolar” a música. Vou indicar aqui um que considero bastante eficiente: o Shazam. É um aplicativo compatível com quase todos os sistemas operacionais de celulares e é gratuito.

3) Brute Force
Se nenhum dos métodos anteriores funcionou e você já consultou todos os seus amigos, colegas, professores e o Mestre dos Magos e ninguém soube responder qual é a música, é hora de apelar para a força bruta. Procure identificar uma palavra ou frase na música. Músicas com refrão são mais amigáveis neste sentido. Qualquer Habibi, leila, Hob ou albi (respectivamente, meu querido, noite, amor e meu coração, palavrinhas bastante comuns em letras de músicas). A partir daí pesquise no Google, no Youtube ou em qualquer outro serviço com que se sinta confortável. Insista no método (1) até que o Youtube sugira “magicamente” vídeos contendo a mesma música em cujos comentários haja uma alma caridosa que informou o nome da música. Abuse de tradutores automáticos se tudo isso não estiver em uma língua com a qual você esteja familiarizado e, se possível, descubra a grafia árabe das frases identificadas por você para buscar em sites especializados em música.

Espero ter ajudado em sua busca. Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para me contatar ou comentar logo aí.

E claro, por favor, quando descobrir o nome da música e o artista, grite para o mundo! Dessa forma combateremos, aos poucos, o vácuo de informações que ficou no caminho das músicas até nós, além de valorizar o artista que nos possibilitou a execução de nossa dança.

Um abraço!
Rebeca

Identificando os autores das músicas árabes que você dança by Rebeca Bayeh is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.